top of page
Buscar
  • Merivaldo Brito

Agro 4.0 : A Tecnologia a serviço do Agronegócio

Considerado o país com um dos melhores agronegócios do planeta , o Brasil já é destaque na chamada Agricultura 4.0, que engloba práticas modernas, tecnologias , eficiência energética e mecanismos sofisticados para previsão e resposta às variações do clima.

Dentre os diversos tipos de mecanismos do Agro 4.0, o uso de energia solar tem um importante papel principalmente no que compete a eficiência energética, acompanhamento e monitoramento , promovendo uma melhor gestão de energia.

Os produtores rurais podem obter uma série de vantagens ao adotarem a energia fotovoltaica, vantagens essas relacionadas aos custos, aumento de produção, selos de qualidade e imagem institucional. Uma das características mais marcantes da energia fotovoltaica é o seu caráter renovável e não poluidor. Em um mundo onde a preocupação com o meio ambiente tem estado cada vez mais em voga, essa característica pode ser apontada como um grande diferencial de marketing e contribuir fortemente para a imagem institucional do produtor rural.

Do ponto de vista financeiro, a energia rural fotovoltaica apresenta grande vantagem competitiva. Aqueles produtores que possuem conexão à rede da concessionária e optem por instalar um sistema fotovoltaico poderão reduzir sua conta de energia em mais de 90%. O tempo de retorno do investimento varia, geralmente, entre 4 e 7 anos e a vida útil do sistema é superior a 25 anos. Já os consumidores desconectados da rede e que utilizam geradores à diesel, poderão usufruir de uma geração de energia sem precisar arcar com os elevados custos do diesel.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Road Show Huawei Solar já está em execução!

A ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída dá a largada para o Road Show Huawei Solar. .. A unidade móvel é totalmente estruturada com um Sistema Solar, para cursos itinerantes de qualifica

bottom of page