Com o atual cenário de pandemia, onde as empresas estão buscando cada vez mais redução de custos, a eficiência energética aparece como uma excelente alternativa principalmente pelo fato de que o custo com energia vem aumentando consideravelmente nos últimos anos. Dessa forma, Eficiência Energética nada mais que a busca pela melhoria no uso das fontes de energia.A utilização racional de energia chamada também simplesmente de eficiência energética, consiste em usar de modo eficiente a energia para se obter um determinado resultado. Por definição, a eficiência energética consiste da relação entre a quantidade de energia empregada em uma atividade e aquela disponibilizada para sua realização.
Importância do Acompanhamento e Monitoramento da Demanda de Energia
O acompanhamento e monitoramento da demanda de energia ao longo de um dia, por exemplo , permite que rapidamente sejam identificadas oportunidades de eficiência: pode-se verificar a potência dos equipamentos utilizados e procurar por opções mais modernas com menor potência; pode-se intervir na programação de uso dos equipamentos, visando assim cortar desperdícios e picos de demanda e deslocar cargas; pode-se escalonar e programar a produção para otimizar o uso de energia; e também recontratar a demanda, ajustando-a à real necessidade da organização.
Linha de Base para Medição e Verificação
A fim de entender os fatores que influenciam o consumo de energia e poder prever o comportamento energético em meses futuros, bem como definir metas e monitorar economias futuras, o Protocolo Internacional de Medição e Verificação da Performance (PIMVP) pressupõe a construção de uma linha de base (baseline). Ela é uma equação de consumo, que considera fatores como produção, população, clima, entre outros, e deve sempre ser calibrada com o consumo real de energia.
Eficiência Energética e Energia Solar
A produção de energia solar fotovoltaica foi destacada como uma possível solução do desperdício pela ABESCO, pois além de promover a sustentabilidade por meio da eficiência energética também não gera impactos no meio ambiente. “São inúmeros os benefícios da energia fotovoltaica, começando pelo fato de que é praticamente gratuita. Depois que se recupera o investimento inicial, é necessário apenas um gasto mínimo com a manutenção. Tem também a questão do meio ambiente, pois não emite gases poluentes e não gera resíduo”.
De acordo a ABESCO 40% da energia elétrica do país é consumida pelo setor industrial, o qual pode economizar com a energia solar até 10% da energia elétrica produzida. Além da indústria, as residências também podem ser favorecidas já que o gasto maior é com eletrodomésticos e com os painéis solares a economia chegaria até 15%.
A MB Engenharia e Projetos possui solução de eficiência energética por meio de painéis fotovoltaicos , medição e acompanhamento de energia , oferecendo uma solução completa por meio de uma equipe sólida e experiente no mercado.
Comments