top of page
Buscar
  • Merivaldo Brito

Indústria 4.0 e sua relação com a Energia Solar

Atualmente, é possível afirmar que todos os caminhos levarão à Indústria 4.0. Mas o que significa a Indústria 4.0 ? As 3 primeiras revoluções industriais trouxeram a produção em massa, as linhas de montagem, a eletricidade e a tecnologia da informação, elevando a renda dos trabalhadores e fazendo da competição tecnológica o cerne do desenvolvimento econômico. A quarta revolução industrial, que terá um impacto mais profundo e exponencial, se caracteriza, por um conjunto de tecnologias que permitem a fusão do mundo físico, digital e biológico.


A quarta revolução industrial, ou indústria 4.0, torna os processos de produção mais eficientes, autônomos e customizáveis. Essa “fábrica inteligente” é marcada por computadores que se comunicam entre si para tomar decisões sem envolvimento humano.


O conceito de indústria 4.0 veio a público pela primeira vez em 2011, na feira de tecnologia que ocorre anualmente em Hannover, na Alemanha. Ele engloba uma visão mais futurista da indústria, com descentralização do controle de processos e disseminação de dispositivos inteligentes interconectados, em toda a cadeia de produção e de logística das fábricas.


Trata-se de uma continuação da evolução do setor, mas com um salto tecnológico, que eleva a automação à máxima potência, permitindo que os robôs desempenhem funções cada vez mais complexas.


Não estamos falando apenas de atividades operacionais, mas também de outras funções que há até poucos anos seriam impensáveis, como análise de enorme volume de dados em uma velocidade que o ser humano não seria capaz de alcançar em uma vida inteira.


O conceito de indústria 4.0 está ligado a um aspecto mais elaborado em relação ao uso da tecnologia, que eleva a automatização para um patamar bem acima do que era conhecido até então. Faz uso do que existe de mais avançado para isso, como inteligência artificial, data science, big data, IoT (Internet das Coisas) e machine learning, entre outros. 


Um dos grandes diferenciais da Indústria 4.0 é a sustentabilidade. Isso porque esse modelo industrial compreende responsabilidade com os recursos naturais. Um ótimo exemplo disso é a geração de energia por meio de fontes renováveis, como a solar.


Qual a importância da energia solar para a Indústria 4.0?


Uma das principais finalidades da indústria 4.0 é acabar com todo o tipo de ineficiência dentro das fábricas. Para isso, é preciso ter consciência e controle no uso dos recursos naturais. Assim, há uma inclinação para a diminuição dos resíduos gerados, com o objetivo de atingir a eliminação por completo.


Precisamos partir do princípio de que a energia elétrica é essencial para uma fábrica poder funcionar. Isto posto, a eletricidade deve ser consumida com prudência, para que seja evitado o desperdício.

Mas não é só isso. Também é preciso se preocupar com a fonte geradora da energia usada no processo fabril.

Nesse contexto, a energia solar é fundamental para a sustentabilidade da indústria 4.0. Afinal, ela oferece diversos benefícios, como:

  • redução dos custos operacionais com eletricidade;

  • redução e mitigação de impactos ao meio ambiente causados pela utilização de fontes de energia não renováveis;

  • automação do monitoramento da geração e do consumo de luz, visto que os módulos fotovoltaicos têm acesso remoto de controle e fiscalização do seu desempenho.

A implementação da energia solar dentro da indústria 4.0 começa com atenção ao fato de que a tarifa em nosso país sofre aumentos constantes. E, para que a automação tenha viabilidade financeira nas empresas, é preciso que o custo da eletricidade seja reduzido.

Portanto, a solução perfeita para isso é o investimento em energia solar.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Road Show Huawei Solar já está em execução!

A ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída dá a largada para o Road Show Huawei Solar. .. A unidade móvel é totalmente estruturada com um Sistema Solar, para cursos itinerantes de qualifica

Comments


bottom of page