top of page
Buscar
  • Merivaldo Brito

Cidades Inteligentes

O que são cidades inteligentes?. As cidades inteligentes, ou Smart Cities, são aquelas que utilizam a tecnologia para promover o bem-estar dos moradores, o crescimento econômico e, ao mesmo tempo, melhorar a sustentabilidade.

Mas engana-se quem pensa que a única preocupação de uma smart city é o desenvolvimento tecnológico. Essas ações podem acontecer em vários setores como planejamento urbano, habitação social, energia, mobilidade urbana, coleta de lixo, controle da poluição do ar, entre outros



Cidades inteligentes e energia solar : a combinação do futuro?

Grande parte das cidades inteligentes que existem hoje possuem metas ambientais, como a redução da emissão de poluentes e do consumo de água. A ideia é que, nesses locais, tudo é repensado para corrigir as estruturas existentes que não atendem aos padrões e tecnologias ecológicas sustentáveis. Assim, o planejamento urbano e as tecnologias atuais unem-se de forma que seja possível obter o máximo de eficiência e bons resultados.


A energia solar é indispensável para as cidades do futuro: 

Em um futuro próximo, as cidades desejam e estão trabalhando para se transformarem em cidades inteligentes, limpas e sustentáveis. E a tecnologia da energia solar, como fonte de energia renovável, é um fator crucial para que isso aconteça.


Pode-se dizer que a energia solar é a fonte de energia renovável mais ágil e prática. Pode ser adicionada facilmente a diversas partes de uma área sustentável, como garagens solares, postes, carregadores de dispositivos eletrônicos abastecidos por energia solar e imóveis com sistema solar fotovoltaico. Além disso, a perda de energia é muito baixa, visto que o sistema fotovoltaico é instalado próximo ao seu ponto de consumo.


Assim, a implementação de sistemas solares nas cidades inteligentes não é em vão. A união de tecnologia e praticidade torna a experiência dos consumidores muito melhor.


Residências com painéis solares em Fujisawa, Japão.

A cidade de Fujisawa, no Japão, é uma smart city.  Localizada a cerca de 50 km da capital Tóquio, a cidade inteira funciona de forma inteligente. Assim, conta com serviços de compartilhamento de carros e bicicletas elétricas, casas abastecidas por energia solar e os moradores têm até incentivo financeiro para reduzirem o consumo de energia.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Road Show Huawei Solar já está em execução!

A ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída dá a largada para o Road Show Huawei Solar. .. A unidade móvel é totalmente estruturada com um Sistema Solar, para cursos itinerantes de qualifica

Comments


bottom of page